NOVA AURORA

PARANÁ

Com nova Agência do Trabalhador, oferta de empregos deve crescer em Toledo

Publicado em

O município de Toledo, no Oeste do Paraná, ganhou uma nova sede da Agência do Trabalhador. O espaço, localizado no centro da cidade (Avenida São João, 6487), tem 476 metros quadrados, quase o dobro da antiga instalação. É totalmente climatizado, tem internet gratuita e conta com salas preparadas para entrevistas de emprego, uma novidade do prédio novo. Com a ampliação, a expectativa é aumentar as vagas ofertadas aos trabalhadores. Hoje a média diária é de mil vagas.

A gestão é conjunta: o governo estadual é responsável pela estrutura e o município pelos funcionários. “Essa sinergia, a combinação de esforços entre o Governo do Estado e os municípios, faz com que o Oeste viva o pleno emprego. A oferta de vagas é grande e o nosso desafio é capacitar as pessoas em situação de vulnerabilidade para ocupar essas vagas”, afirmou o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Rogério Carboni, durante a solenidade de inauguração da unidade, nesta terça-feira (30).

“Já realizamos mais de 63 mil atendimentos esse ano, somando 3.283 trabalhadores contratados pelas empresas, que contaram com auxílio no processo de intermediação de mão de obra. Além disso, a prefeitura realizou uma série de melhorias tecnológicas e inovadoras, como o projeto Currículo Top, que nos rendeu o prêmio Gestor Público Paraná”, disse Rodrigo Souza, gerente da agência.

Leia Também:  Líder nacional: Paraná foi o estado que mais gerou empregos no comércio em fevereiro

GESTÃO Integrante da rede Sine (Sistema Nacional de Emprego), a Agência do Trabalhador de Toledo é gerida conjuntamente pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), e o município. A Sejuf é responsável pelo aluguel e manutenção do espaço, além de investimentir em melhorias e equipamentos, como carro da agência viabilizado com recursos do Fundo Estadual do Trabalho (FET-PR).

A prefeitura, por meio da Secretaria do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, entra com o corpo de funcionários, é responsável pelo acesso à luz e internet e também investimente como a compra dos novos computadores da agência. Os sistemas utilizados pela rede são de responsabilidade do Ministério do Trabalho e Previdência.

“A nova agência é um espaço coletivo onde o capital e o trabalho vivem harmonicamente. O Paraná está dando demonstração de que é uma terra de oportunidades. Nos cabe, como gestores, adotar medidas que melhorem as condições de formação e qualificação da mão de obra ofertada para aqueles empreendedores que querem investir no Paraná e em Toledo”, afirmou o prefeito Beto Lunitti.

Leia Também:  Ano novo com carteira assinada: Paraná tem 6,5 mil vagas abertas nas Agências do Trabalhador

Nas 216 Agências do Trabalhador administradas pela Rede Sine estadual, a população pode se candidatar às vagas de emprego. As oportunidades são ofertadas pelas empresas e intermediadas pelas agências. Os trabalhadores também podem, nestes espaços, obter apoio através do serviço de orientação profissional e dos programas de microcrédito, além de terem acesso aos direitos trabalhistas como o Seguro-Desemprego.

PROGRAMAS – Nas agências também é possível se inscrever nos programas de qualificação profissional do Governo do Paraná, como as Carretas do Conhecimento, realizado em parceira com a Fundação Volkswagen e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Recomeça Paraná, em parceira com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Mutirão oferta mais de 100 vagas de emprego para migrantes nesta sexta-feira

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Inscrições para etapa estadual do Prêmio Confap de CT&I seguem até 12 de novembro

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA