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Copel usa dispositivos tecnológicos como aliados na inspeção de redes elétricas

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Um veículo da Copel com duas câmeras acopladas a um robô instalado no teto tem chamado a atenção da população por onde passa. Algumas pessoas abordam os eletricistas que operam o equipamento e perguntam se “é o carro do Google”. Mas não, trata-se de um automóvel com termovisor, um equipamento que mapeia pontos com variação de temperatura na rede e, preventivamente, possibilita a identificação de equipamentos da rede elétrica que necessitam de manutenção.   

O termovisor faz parte de um conjunto de dispositivos tecnológicos que eletricistas, técnicos e engenheiros da companhia utilizam cada vez mais para fazer inspeção e manutenção da rede, proporcionando ganhos em produtividade. A tecnologia permite que as variações de temperatura em diversas superfícies sejam mapeadas, através do espectro infravermelho. Assim, evita-se que o sistema de distribuição e transmissão de energia passe por interrupções causadas por anomalias térmicas. Antes do carro termovisor chegar, as inspeções eram feitas com equipamentos portáteis, de forma manual e mais demorada.   

“A tecnologia é a mesma dos equipamentos que muitos establecimentos comerciais utilizaram desde o início da pandemia para medir a temperatura das pessoas”, explica Cristiano José Gober, supervisor de setor na Divisão de Desempenho da Manutenção Leste. Além da versão para veículo, o equipamento é utilizado em uma versão manual e em outra acoplada ao celular. As equipes da companhia também já estão testando o termovisor instalado em drones, o que amplia a versatilidade do dispositivo.   

DRONES – Os drones são outra solução tecnológica que tem proporcionado ganhos de produtividade à Copel. Pioneira no uso do equipamento para linhas de distribuição de energia, a empresa possui a maior frota de drones em operação do setor elétrico e a terceira maior do Brasil. Ao todo, são 119 equipamentos operando em todo o Paraná.   

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As aeronaves não tripuladas são usadas para verificar e antecipar possíveis problemas na rede. O trabalho delas permite chegar a locais de difícil acesso, como matas fechadas, áreas rurais, região de serra e de preservação ambiental. O problema na rede é identificado pelo operador do equipamento em solo e as imagens são usadas para a definição da solução.   

“Em algumas situações, um serviço que demoraria até alguns dias, agora pode ser feito em questão de horas”, explica Victor Hugo Marzarotto, coordenador da frota de drones da Copel. Foi o que ocorreu durante a inspeção de um alimentador feita em região de mata fechada em Morretes, no litoral, após o ciclone-bomba que arrasou o Paraná em 2020.   

Para identificar os danos à rede em uma extensa área de difícil acesso seriam necessários 5 dias de trabalho das equipes em solo. Com o drone, em cerca de uma hora os problemas foram identificados. Assim, as equipes de manutenção puderam ir a campo em menos tempo para substituir os postes e outros equipamentos danificados, restabelecendo o fornecimento de energia à população local.   

SEGURANÇA – Os drones estão sendo usados em inspeções preventivas e corretivas nos mais de 200 mil quilômetros de linhas de distribuição. A tecnologia garante mais segurança e agilidade para os eletricistas que todos os dias verificam linhas, chaves, transformadores e demais equipamentos da rede, especialmente em locais de difícil acesso. No caso das manutenções preventivas, uma inspeção comum por terra costumava levar cerca de dez dias por trecho. Esse tempo caiu para três dias e deve reduzir ainda mais com o aumento da quantidade de equipamentos.

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Embora as inspeções consistam na principal aplicação dos drones, seu uso se amplia cada vez mais. Os equipamentos têm sido utilizados para checagem de georreferenciamento para obras novas e antigas, inspeções de segurança do trabalho, verificação e fiscalização de trabalhos de poda e roçada, mapeamentos topográficos, fundiários e de licenciamento ambiental.   

Em todas as situações há dois ganhos principais: o benefício aos clientes por meio da prevenção de desligamentos, redução de perdas técnicas e maior agilidade na recomposição do sistema quando há avarias na rede elétrica; e a redução do risco e da exposição dos profissionais da companhia, que conseguem enxergar a quilômetros de distância utilizando a câmera do equipamento.

Ao todo, cerca de 300 profissionais de todas as regiões do estado e podem operarar os drones. “Se o consumidor identificar um drone laranja sobre sua propriedade, provavelmente será um dos nossos e, com isso, não há com o que se preocupar, são inspeções de rotina para verificar as condições da rede e identificar anomalias, ou seja, é para o próprio bem do cliente”, afirma o inspetor de linhas e redes, Vitor Hugo Marzarotto.    

Fonte: Governo do Paraná

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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