14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Soltura de peixes no Iguaçu encerra programação especial do Dia do Rio no Paraná

    Publicado em

    Uma ação neste final de semana (26 e 27) envolveu diversas atividades ambientais no Rio Iguaçu, na Represa de Salto Caxias, no Oeste do Estado, e finalizou as atividades desenvolvidas no Paraná durante a semana em comemoração ao Dia do Rio. Ao todo, 74 barcos participaram do evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.  

    O Rio Iguaçu recebeu a soltura de peixes nativos, oriundos de doação voluntária pelos apoiadores do evento, como forma de promover a educação ambiental e estimular na população a conscientização sobre a importância da natureza. 

    A ação contou com um grande torneio de pesca esportiva (com a liberação dos peixes), organizado pelo Clube Pato Pescador no município de Cruzeiro do Iguaçu. Os participantes também fizeram coleta de lixo das águas e distribuíram mudas frutíferas nativas para a comunidade.

    “Já estão programados mais de 30 eventos como este para o ano que vem, o que configura o real foco do projeto Rio Vivo, que é garantir os rios limpos, povoados com peixes nativos e promover a educação ambiental com a comunidade local”, destaca o superintendente de Bacias Hidrográficas e Pesca do Estado do Paraná, Francisco Martin.

    Leia Também:  Governador apresenta potenciais do Paraná à Confederação Industrial da Índia

    RIO IGUAÇU – Dos aproximadamente 72.600 quilômetros quadrados de rios do Estado, a Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu é a maior, com 54.700 quilômetros quadrados.

    As suas principais demandas hídricas se dão por abastecimento público (cerca de 63% do uso), com a região do Alto Iguaçu abrigando a maior porcentagem. Em seguida estão a agropecuária (cerca de 19%) e a atividade industrial (cerca de 18%), ambas com a maior concentração das suas atividades na região do Médio e Baixo Iguaçu.

    DIA DO RIO – Durante toda a semana passada ocorreram diversas ações em todo o Estado em celebração ao Dia do Rio, como o plantio de mudas nativas raras ou ameaçadas de extinção, dentro do escopo do programa Paraná Mais Verde. Também foram realizadas atividades em campo para proteção de nascentes e lives com produtores rurais.

    Leia Também:  Qualificação profissional ofertada pelo Governo do Paraná é referência para outros estados

    O dia 24 de novembro foi instituído como o Dia do Rio com a finalidade de conscientizar as pessoas quanto à preocupação com a escassez da água.

    Fonte: Governo do Paraná

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Governo inicia campanha de vacinação nas escolas para proteger 2,4 milhões de alunos

    Published

    on

    By

    O Governo do Paraná lançou, nesta segunda-feira (14), a Campanha de Vacinação nas Escolas, uma iniciativa coordenada pelas Secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa). A solenidade ocorreu no Colégio Estadual Guido Arzua, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, e marcou o início de uma força-tarefa que envolve mais de 7 mil escolas públicas e 500 instituições privadas nos 399 municípios.

    A campanha segue até 31 de maio e tem como meta reforçar a imunização de aproximadamente 2,4 milhões de estudantes da rede pública de educação básica, além de alunos da rede privada, em uma ação inédita. A ação contempla a aplicação de vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV, além da atualização de imunizantes como pentavalente, DTP (tríplice bacteriana), poliomielite e pneumocócica 10.

    A vacinação será realizada dentro das próprias instituições de ensino, mediante autorização dos pais ou responsáveis. As carteiras de vacinação serão avaliadas pelas equipes de saúde para identificar quais imunizantes devem ser aplicados em cada aluno. As Unidades Básicas de Saúde serão responsáveis por organizar, junto às escolas, um cronograma específico, conforme a realidade de cada localidade.

    Leia Também:  Serguei Eisenstein e o Mundo: está é a última semana para visitar a exposição no MON

    Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a campanha representa uma importante ação do Governo do Paraná para ampliar o acesso à vacinação dos estudantes. “Muitos pais têm rotinas de trabalho que dificultam a ida a uma unidade de saúde. Com a autorização, a aplicação nas escolas facilita esse cuidado essencial. Nossos professores atuam na conscientização sobre os benefícios das vacinas, e as equipes pedagógicas reforçam essas informações junto às famílias. O mais importante é garantir que todos os alunos estejam protegidos”, afirmou.

    O termo de consentimento e a apresentação da caderneta de vacinação são obrigatórios para a aplicação das vacinas nas escolas. Os pais ou responsáveis que não autorizarem a imunização deverão apresentar, no prazo de até 30 dias, a declaração de atualização vacinal emitida por uma unidade de saúde. 

    “Essa campanha é fruto de uma grande união de esforços entre as secretarias estaduais e municipais de Saúde e Educação, alcançando mais de 7 mil escolas públicas e privadas em todo o Paraná. Nosso foco está nas vacinas de rotina, com ênfase especial em imunizantes como Influenza, Febre Amarela, Covid-19 e HPV”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

    Leia Também:  Orquestra Sinfônica, Cine Inclusivo e atividades especiais: confira a agenda cultural

    “Tudo será feito com a devida autorização dos pais. No Paraná, a vacina é tratada com base na ciência, dentro de um ambiente de aprendizado. Aqui, ciência é ensinada e também praticada. Estamos engajando a sociedade — escolas, famílias, igrejas e associações — para fortalecer essa mobilização pela saúde das nossas crianças e adolescentes”, complementou.

    A campanha já teve edições anteriores com resultados expressivos. Em 2024, uma mobilização semelhante verificou 495 mil carteirinhas de vacinação e aplicou quase 293 mil doses em escolas estaduais e municipais do Paraná. A expectativa é de que os números aumentem neste ano com o fortalecimento da parceria entre Estado e municípios e a ampliação da adesão das famílias.

    Além de proteger os estudantes contra doenças imunopreveníveis, a ação fortalece o vínculo entre escola, família e comunidade, promovendo o cuidado integral com crianças e adolescentes.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA