NOVA AURORA

PARANÁ

Com participação de mais de 300 produtores, IDR-Paraná promove o 4º Torneio de Silagem

Publicado em

Organizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), o 4º torneio de silagem reuniu mais de 300 pessoas em Coronel Vivida, região Sudoeste do Paraná. Além da premiação, o evento contou com análise sobre a qualidade da silagem da região no último ano e orientações sobre como reduzir perdas durante o processo.

O torneio contou com a parceria da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Associação Palmas Leite e a Prefeitura Municipal, e analisou 152 amostras de silagem. Na avaliação foi levado em conta variáveis de composição, como amido, matéria seca, fibra, proteína, a peneira que revela a nota de corte e a compactação do silo. Para cada variável foi lançada uma nota que, somadas, selecionou os dez primeiros colocados desta edição.

Para Guilherme Koerich, zootecnista do IDR-Paraná de Pato Branco, o que favoreceu para os primeiros colocados obterem as melhores notas foi a atenção dada pelo produtor a todas as etapas necessárias para a silagem. “Os premiados tiveram grande destaque, desde o cuidado com o momento de corte, com a regulagem do equipamento para um melhor processamento da silagem até o processo de compactação”, afirma.

Leia Também:  Piana apresenta potenciais do Paraná aos embaixadores da Dinamarca e Uruguai

Ainda segundo Guilherme, os vencedores adubaram a lavoura cerca de 20% a mais do que a média geral. Essa ação influenciou diretamente a qualidade do produto. “Não foi uma questão de sorte, mas sim de dedicação”, ressalta.

Os primeiros colocados neste ano foram Rosicleia Balzan Brack (Coronel Vivida), Charles Konzen (Mangueirinha), João Denardin (Mangueirinha), Helivelton Polesi (Palmas), Sérgio dos Santos (Palmas), Edimar Badia (Vitorino), Maria Ivonete do Amaral (Honório Serpa), Alexandro Martini (Palmas), Lucas Kurpel (Chopinzinho) e Jones Fernando Gai (Vitorino).

Além da premiação, houve uma palestra de Guilherme Koerich para apresentar o resultado da análise anual da silagem na região. O panorama geral indicou um produto com menor teor de amido dos últimos três anos, o que gerou uma silagem muito mais fibrosa e menos energética. Esta situação foi ocasionada pelas adversidades climáticas do ano que passou. A questão do clima prejudicou também o ponto de corte da lavoura de milho para a silagem.

Leia Também:  PCPR leva serviços e orientações a Mandaguari, Astorga e Santo Antônio da Platina

Outros pontos discutidos durante a palestra foram a qualidade da compactação do silo, que pode ser melhorada, e a análise do corte para que o grão seja processado com mais qualidade.

CONSERVAÇÃO – O projeto Qualidade da Silagem é uma das frentes de trabalho dos extensionistas, já que a conservação de volumosos é uma estratégia para oferecer alimento aos rebanhos de gado de corte e leite ao longo do ano. A silagem está presente em quase todas as propriedades da região Sul do Brasil. Porém, os técnicos afirmam ainda que o alimento apresenta variações na sua composição em função do híbrido de milho cultivado, dos manejos culturais e procedimentos durante o processo de ensilagem. Os extensionistas lembram que o conhecimento da composição bromatológica da silagem de milho utilizada na alimentação do rebanho é fundamental para o correto ajuste da dieta no dia a dia, evitando desperdícios na propriedade. 

Fonte: Governo do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

Published

on

By

Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

Leia Também:  Estado lança guia para ajudar prefeituras na implantação de políticas para mulheres

“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA