NOVA AURORA

POLÍCIA

Padre é encontrado morto com corte no pescoço em Guaíra, no Oeste do Paraná

Publicado em

José Aparecido Bilha nasceu no dia sete de setembro de 1959 em Astorga

 

José Aparecido Bilha de 63 anos, padre da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Guaíra, no Oeste do Paraná, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (21). Uma faca foi localizada ao lado do pároco.

 

As informações são que José foi localizado caído no quintal da casa paroquial com um corte na região do pescoço. Equipes da Polícia Militar e Civil foram acionadas e investigam o caso.  O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Toledo.

José Aparecido Bilha nasceu no dia sete de setembro de 1959 em Astorga, no Paraná. O velório acontecerá primeiramente em Guaíra, junto da comunidade. Posteriormente, o corpo será trasladado para Assis Chateaubriand, onde haverá as exéquias e, em seguida, o sepultamento.

A Diocese de Toledo, por meio de seu bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, se manifestou por meio de nota sobre o falecimento do padre.

A Diocese de Toledo, por meio de seu bispo diocesano, D. João Carlos Seneme, e seu clero, manifestam o profundo pesar pelo falecimento do Pe. José Aparecido Bilha, 63 anos. Ele estava no exercício de seu ministério como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Guaíra, e foi encontrado morto por funcionários na abertura do expediente desta segunda-feira, 21 de novembro. Externamos condolências à família Bilha e à comunidade católica de Guaíra, especialmente desta paróquia, que foram surpreendidos pela triste notícia.

Informamos ainda que o caso está sendo investigado pelas autoridades de segurança pública e acompanhado pela Diocese. Rogamos a Deus que, na sua misericórdia, acolha este irmão no sacerdócio que dedicou sua vida pelo bem dos fiéis.”

Formação Eclesiástica

  • 03/03/1980: Ingressou para o Seminário São José de Cascavel, onde cursou o segundo grau;
  • 1986-1988: Cursou a faculdade de Filosofia em Toledo, integrando a comunidade formativa do Seminário Maria Mãe da Igreja.
  • 1999-2000: Cursou os dois primeiros anos de Teologia no Studium Theologicum, integrando a comunidade formativa da Província de Cascavel;
  • 1991-1992: Cursou os dois últimos anos de Teologia no Instituto de Teologia Pio XII de Londrina:
  • 1993: trabalhou no Seminário Menos São Cura D´Ars, em Quatro Pontes.
  • Ministério de Leitor e Acólito: 1991;
  • Ordenação Diaconal: 26 de dezembro de 1993, na Paróquia Santo Inácio de Loyola, em Jesuítas;
  • Ordenação Presbiteral: 11 de março de 1994, na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Assis Chateaubriand.
Leia Também:  Um alimento por uma muda: campanha solidária do IAT reforça apoio ao RS

Trajetória Presbiteral

  • 1994-1996: Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo – Assis Chateaubriand;
  • 1994-1996: Assistente Eclesiástico da FECONTO;
  • 1996-2000: Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória – Quatro Pontes;
  • 1996-2000: Promotor Vocacional e Diretor Espiritual do Seminário São Cura D´Ars;
  • 2000-2001: Reitor do Seminário São Cura D´Ars e Vice-Reitor do Propedêutico;
  • 2000-2002: Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Glória – Quatro Pontes;
  • 2002-2003: Estudante em Bogotá – Colômbia – cursando  Síntese Teológica, com ênfase em Formação Sacerdotal;
  • 2004: Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Vila Nova – Toledo – (2004);
  • 2003-2007: Reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja;
  • Em 2007 foi nomeado Pároco da Paróquia São Francisco de Assis em Assis Chateaubriand, permanecendo até 2012.
  • Entre 2013 e 2015 foi pároco na Paróquia Santo Antônio em Formosa do Oeste e em  2016 é designado para voltar a acompanhar a formação seminarística junto ao Seminário São João Paulo II em Curitiba (Teologia), permanecendo até o final de 2019.
Leia Também:  Equipes de Pato Bragado estreiam com vitórias na Copa Amizade de Futsal

 

 

 

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende mulher após regressão de regime prisional em Antonina

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, nesta segunda-feira (23), uma mulher por repressão de regime prisional. A captura aconteceu em Antonina, no litoral do estado.

A mulher possuía um mandado de prisão em razão do descumprimento das condições de cumprimento de pena em regime aberto, resultando na regressão para o regime fechado.

Ela foi condenada por uma série de furtos qualificados praticados em janeiro de 2013 em Antonina. As ações criminosas incluíram o furto de cosméticos e dinheiro, arrombamento de portas de estabelecimentos comerciais, além da invasão de uma residência.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar em investigações. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Leia Também:  PCPR prende homem por estuprar a própria filha em Paranavaí

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA