NOVA AURORA

POLÍCIA

PMPR oferece curso de contenção de hemorragias à comunidade em Campo Mourão

Publicado em

Mais de 400 pessoas já realizaram o curso de contenção de hemorragias oferecido pela Polícia Militar do Paraná, por meio do 11º BPM de Campo Mourão, na região centro-oeste do estado. O curso é oferecido a funcionários de empresas de diversos setores, servidores públicos e entidades, com o objetivo de capacitá-los a reconhecer e conter sangramentos massivos que representem risco à vida.

O objetivo é proporcionar conhecimento sobre os tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico, suas consequências e as principais técnicas utilizadas para o controle de hemorragias severas. As técnicas visam que a vítima seja mantida estabilizada até que as equipes de emergência cheguem ao local.

“O curso visa contenção de hemorragias massivas, ou seja, em grandes proporções, com técnicas diferentes das convencionais já conhecidas”, diz o Cabo Garcia, um dos instrutores do curso, que é credenciado pela plataforma Stop The Bleed, que é um projeto criado pelo Departamento de Defesa Norte-Americano.

O curso tem carga horária total de 4 horas, entre conteúdo teórico e prático, que envolve, inclusive, simuladores de sangramento para a prática adequada dos curativos compressivos. As técnicas compreendem o uso de curativo compressivo, agentes hemostáticos e torniquete.

Leia Também:  Receita do Paraná oferece parcelamento de ICMS declarado para usuários do Simples Nacional

Para o Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Adauto Nascimento Giraldes Almeida, é muito importante que as pessoas em geral tenham conhecimentos acerca do assunto. “Sabemos que acidentes são comuns, infelizmente. Essas pessoas treinadas para executar manobras básicas, porém preciosas, podem fazer toda a diferença para preservar uma vida”, ressalta o Comandante.

Ainda conforme o Tenente-Coronel, o curso é aberto a toda comunidade, não só de Campo Mourão, mas também das demais cidades atendidas pelo batalhão. “Nós queremos levar conhecimento às pessoas que fazem parte do nosso convívio. São técnicas que podem ser aplicadas facilmente e que fazem a diferença”, completa.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

Polícia apreende mais de 200 quilos de maconha em Santa Tereza do Oeste

Published

on

By

Nesta segunda-feira (23), policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) realizaram uma significativa apreensão de drogas em Santa Tereza do Oeste. A ação foi desencadeada após denúncias sobre um veículo que estaria transportando substâncias ilícitas pela rodovia BR-277.

Ao localizar um VW/Gol suspeito, os policiais militares tentaram realizar a abordagem. No entanto, o condutor, um jovem de 23 anos, desobedeceu à ordem de parada e iniciou uma fuga em alta velocidade. A fuga continuou até a área urbana do município, onde o motorista perdeu o controle do veículo, colidiu com anteparo e precisou de atendimento médico devido aos ferimentos decorrentes do acidente.

Durante a vistoria no carro, os militares estaduais encontraram 206,6 quilos de maconha, cuja carga foi avaliada em aproximadamente R$ 625 mil. O motorista recebeu os primeiros socorros no local e foi escoltado por equipes do 6º Batalhão de Polícia Militar até ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Leia Também:  PCPR na Comunidade oferece neste fim de semana serviços para a população de Pontal do Paraná

Após receber o atendimento médico, o homem, juntamente com o veículo e a droga apreendida, foram entregues na Delegacia da Polícia Federal de Cascavel-PR.

Comunicação Social da PMPR.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA