NOVA AURORA

POLÍCIA

Policiais militares participam de capacitação em atendimento de emergências em edificações

Publicado em

Mais de 780 policiais militares que atuam no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar do Paraná, em Curitiba, participaram de um curso de capacitação em atendimento de emergências em edificações. O curso contou com cinco módulos, sendo quatro teóricos e um prático, trazendo conhecimentos básicos sobre combate a incêndio, socorros de urgência, defesa civil e plano de abandono.

A capacitação foi disponibilizada pelo Corpo de Bombeiros e pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, após um pedido do próprio comando-geral da PM, para que os policiais militares pudessem receber as instruções necessárias para a criação da Brigada de Incêndio permanente no QCG.

O capitão Giovanni Rafael Ferreira, da área de Assuntos de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, explica que o objetivo é capacitar os militares estaduais para atuação até em casos que não sejam tão comuns em suas atividades. “É bastante comum acontecerem incidentes em que é preciso ter um conhecimento básico de atendimento, desde princípios de incêndio e primeiros socorros, até a chegada de um bombeiro ou de um médico, e até ser apto a realizar um plano de abandono em casos mais graves como desabamentos, por exemplo”, disse.

Leia Também:  Empresários participam de evento sobre economia de energia no mercado livre

A primeira turma prática terá a formação de 41 policiais militares. As próximas aulas práticas deverão ser retomadas em março, após a temporada de verão, para a formatura de mais 30 turmas, com policiais de diversas unidades de Curitiba. Ao todo, o curso conta com 40 horas de duração na parte teórica e 16 horas na parte prática.

“Essa foi uma ação inovadora do comando-geral da PMPR em criar essa brigada permanente e capacitar os policiais militares para essas atividades. Já temos cursos assim com as escolas estaduais e municipais, objetivando sempre o preparo das pessoas para situações em que seja necessário agir para proteger vidas”, afirmou o capitão Giovanni.

Fonte: Polícia Militar do Paraná

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  Funcionário de colégio é flagrado com maconha em Pinhais e acaba encaminhado pela Patrulha Escolar

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA