A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou sete palestras educativas entre julho e setembro, em Curitiba e em Mallet e Ponta Grossa, no interior Estado. As palestras têm como objetivo conscientizar e criar aproximação entre a polícia judiciária e a sociedade.
Para criar essa proximidade, as palestras foram realizadas em escolas, com alunos entre 5 e 17 anos, e para funcionários em empresas privadas.
O delegado da PCPR José Barreto ressalta que o contato é a população é fundamental. “É muito importante que a PCPR possa fazer esta aproximação com a comunidade, principalmente crianças e adolescentes, orientando sobre situações que ocorrem no dia a dia deles”, explica Barreto.
As palestras foram ministradas pelos delegados da PCPR José Barreto, do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber), a delegada da PCPR Vanessa Alice, da Delegacia da Mulher (DM), em Curitiba e o delegado Rafael dos Santos, da Delegacia de Mallet, além da investigadora Nagiza Cristina, da Delegacia de Ponta Grossa. Foram abordados assuntos como cibercrimes, Lei Maria da Penha e violência doméstica e prevenção ao uso de drogas.
COMO SOLICITAR – O trabalho das equipes policias inicia através de convite das instituições. A partir do tema proposto é realizado o agendamento. Nesses encontros, são abertos espaços para que as pessoas participarem efetivamente com questionamentos e diálogo nos temas relacionados.
PCPR NA COMUNIDADE – A PCPR também oferecer serviços à população através do projeto PCPR na Comunidade. O intuito de fortalecer a responsabilidade social da instituição e aproximar a comunidade da instituição.
O programa tem o objetivo de promover o atendimento humanizado e eficiente. Durante as ações, a população tem acesso aos diversos serviços prestados pela PCPR como registro de boletins de ocorrência e confecção de carteiras de identidade. Além disso, os policiais civis levam informações através de palestras e realizam atividades lúdicas com as crianças.
Fonte: Polícia Civil do Paraná