NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Com escalada da guerra e retorno da China, complexo da soja inicia semana com forte alta na Bolsa de Chicago

Publicado em

Com a escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia, bem como o retorno da China do feriado da Golden Week, esta semana deu início com fortes altas para os grãos e o complexo da soja na Bolsa de Chicago. Na manhã desta segunda-feira (10), às 7h45 (Brasília), as cotações para os mesmos subiam de 21,50 para 27 pontos nos contratos mais negociados, com quase todos voltando para a casa dos US$ 14,00 por bushel.

Conforme a apuração da Agrinvest Commodities, o farelo de soja quase atingiu o limite de alta na Bolsa de Dalian, com aumento de 5% na máxima do dia, na retomada dos negócios após a Semana Dourada. Na CBOT, os futuros do farelo e do óleo de soja subiram mais de 1,5%.

A tendência de alta para o farelo de soja deve se intensificar, principalmente, devido ao fato do consumo de carne ter aumentado durante a semana dourada e os estoques de farelo permanecerem caindo no país asiático. Por outro lado, há um alerta para o retorno do crescimento do número de lockdowns na China, em função do aumento de casos de Covid-29. 

Leia Também:  Ponta Grossa inicia teste com ônibus movido a GNV em projeto da Compagas e Scania

Além do grande asíatico, outro fator que corrobora para a intensificação do movimento de alta é a escalada das tensões entre a Rússia e a Ucrânia provocada pelo ataque à ponte que liga a Crimeia à Rússia. A situação pode agravar ainda mais o fluxo dos cereais russos, o que pode deixar a oferta ainda mais ajustada. 

“Segundo alguns analistas, os preços teriam disparado se a explosão tivesse acontecido com a Bolsa de CBOT aberta”, afirma Ginaldo Sousa, diretor geral do Grupo Labhoro.

Fonte: AgroPlus

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  Mato Grosso lidera confinamento bovino com 428 milhões de animais

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  Cisne Branco vira atração do Porto de Paranaguá neste final de semana

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA